quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dermatologista de Bruna Marquezine ensina como tratar de pele teen

A adolescência, fase da vida em que se dá uma explosão de hormônios por todo o corpo, é aquela que também pode deixar a pele com seu pior aspecto. Acnes, cravos, oleosidade em excesso... haja espelho para reclamar de tanta esquisitice no rosto! Mas a dermatologia está aí mesmo para ajudar os jovens a superar este período sem traumas ou marcas.

A atriz de 15 anos Bruna Marquezine, que viverá a Terezinha de “Araguaia”, a próxima novela das seis da Rede Globo, passa ilesa pelos problemas típicos desta idade. Há quatro anos, quando começaram a aparecer as primeiras alterações em seu rosto, ela procurou ajuda com a dermatologista Alice Grisi Alves. Desde então, a médica prescreve para Bruna um tratamento simples que evita acne e controla a oleosidade da pele. 
 “Bruna tem a pele muito boa. Três vezes ao dia ela lava o rosto com um sabonete foam (igual a espuma de barbear) para o rosto. Depois passa um filtro solar fator 15, à base de água, que são os mais indicados para peles jovens. Quando aparece uma espinha no rosto de Bruna, recomendo um gel de peróxido de benzoíla, que ajuda a secá-la”, disse Alice Grisi. 

A médica explicou que quando o adolescente apresenta o rosto acnéico, o ideal é seguir esse tratamento, respeitando sempre o tipo de pele. Mais conhecida como espinha, a acne é uma doença que afeta os folículos pilossebáceos, formados pelo pelo e glândula sebácea, responsável pela produção de gordura na pele. Segundo Alice, existem vários tipos de acne. "Ela tem vários graus e seu surgimento é de origem hereditária. Não existe um alimento responsável pelo seu aparecimento", informou.

Combate da acne



Ampliar FotoMarcos Serra Lima/EGO

Bruna Marquezine cuidando da pele

Para combatê-la,  é recomendado limpeza de pele ou o peeling. Mas a dermatologista ressalta que o tratamento é fundamental antes de tudo. “A limpeza de pele vai retirar os cravos, mas depois eles voltarão se nada for feito. Recomendo tratar da pele diariamente. Depois de três ou quatro meses, se o surgimento de cravos e acnes persistir, partimos para a limpeza ou o peeling, que devem ser coadjuvantes ao tratamento. Como essa pele já vem sendo tratada com sabonete e gel, a extração dos cravos se dará facilmente, sem provocar traumas”.

Espremer espinhas é terminantemente proibido, avisa Alice. “Quando o cravo inflama, é sinal de que há na retenção de sebo no poro, uma proliferação de bactérias. Elas favorecem o processo inflamatório. O ideal é usar um gel com antibiótico nas lesões inflamadas”.

Bruna como toda adolescente que se preza, tem boa vontade, mas nem sempre segue à risca os conselhos de sua médica. “Procuro fazer tudo que ela manda. Às vezes esqueço, mais logo volto ao tratamento”, diz com uma risadinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário